O Projeto Monitoramento Mirim Costeiro


O MONITORAMENTO MIRIM COSTEIRO (MMC) é  um projeto pioneiro no Brasil de educação para a conscientização da preservação da zona costeira e valorização da cultura tradicional de Garopaba (SC). Fomenta a aprendizagem participativa através da pesquisa, do aprender-fazendo dentro do contexto sociocultural. Por meio de atividades lúdicas, saídas a campo, palestras e pesquisas é direcionado a alunos do 4º e 5º ano das Escolas Municipais de Garopaba (SC). A metodologia trabalha aspectos ambientais e socioculturais da zona costeira da região. Após os encontros, que se dividem em momentos de teoria e de prática, uma visita ao Museu de Arqueologia da Unisul e o avistamento de baleias em seu berçário na Praia da Gamboa, os educandos recebem um Certificado de Monitor Mirim.

Desde 2012 foram beneficiados 1.500 alunos de 12 Escolas Municipais de Garopaba, além de envolver mais de 30 professores da Rede de Ensino. Foram 114 saídas a campo, 197 aulas teórico-participativas, além da instalação de 22 placas informativas nas principais vias de acesso das praias monitoradas. A maior motivação do MMC é proporcionar às crianças uma oportunidade de aprendizagem prática in loco, que as conecte e aproxime do ambiente onde vivem, despertando o sentimento de pertencimento e apropriação com o seu território.



Atualmente, o MMC conta com 22 placas educativas distribuídas nas 07 praias do município monitoradas. Em quase cinco anos de existência, foi condecorado com importantes premiações: Um dos 16 projetos escolhidos na categoria Young Projects Award, no Prêmio Lush Spring Prize 2017, Mérito Educacional (MEC) 2016 - reconhecimento como instituição de referência para a inovação e a criatividade na educação básica do Brasil; está entre os 500 melhores projetos socioambientais da América Latina, ficando no 8º lugar - categoria ‘Oceanos’ no Prêmio América Latina Verde 2016, e recebeu ainda o Prêmio Mérito Educacional, concedido pela Câmara Municipal de Vereadores e pelo Conselho Municipal de Educação de Garopaba, em 2014.

Ainda neste mês de junho passou a ser um Comitê Voluntário da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas e ficou entre os três primeiros colocados no Prêmio América Latina Verde 2017 na categoria ‘Oceanos’ de um total de 12 projetos selecionados. Do Brasil, apenas dois projetos são finalistas: o projeto Plantando Águas de São Paulo na categoria Água, e o Monitoramento Mirim Costeiro de Garopaba na categoria Oceanos. No ranking geral, o MMC se classificou na 79º posição entre os 500 melhores da América Latina.  E entre os dias 22 e 24 de agosto o MMC será avaliado por uma comissão julgadora que decidirá quais dos três projetos finalistas será o vencedor nesta categoria. 

Conheça mais detalhes do Monitoramento Mirim Costeiro no site: www.monitoramentomirimcosteiro.com.br, Facebook: MonitoramentoMirimCosteiroMMC, Instagram: @monitoramento_mirim_costeiro e Twitter: @mmirimcosteiro





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog